O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Sentido Como Transformação



"O verdadeiro ato de sentir é talvez a faculdade mais esquecida que o ser humano tem. Como o “sentir” é inato, este sentimento é remetido para a linha dos autómatos que tão bem o homem sabe realizar, dando fruto a outros sentires nada favorecedores. O “sentir superficial” abarca toda uma panóplia de diferentes emoções.

Em situações constrangedoras, longe do agrado, facilmente é ativado o estado de raiva, o ódio, o desamor, a vingança, o desprezo, a amargura, entre tantas outras. Em situações bem mais favorecedoras e beneficiosas, vem a reverência, a alegria, o júbilo, o orgulho. No entanto, estes sentimentos não deixam de ser superficiais no seu conteúdo. São palpáveis, são visíveis e ainda idolatrados.

Concentremo-nos no ato de “sentir” no seu mais verdadeiro e maior significado, na sua profundidade. O “sentir” que os olhos da alma de qualquer ser humano vêem. É o âmago em toda a sua plenitude.

Sendo o ser humano a mais bela e perfeita construção de Deus, como já foi dito, toda a sua essência está timbrada com o seu cunho. Se assim é, e é, o homem tem a capacidade de transformar os sentimentos não sentidos em sentimentos prósperos, de compaixão, de compreensão, de gratidão, de benevolência, de entrega, de diligência, de partilha, de misericórdia. Todos, sem exceção, são portadores à nascença de todos estes benefícios mais rentáveis, no entanto, para si do que para o outro, por estranho que pareça.

Esta face do “sentir” não é material, não se manifesta simplesmente na bem-educada e conveniente força da palavra, não só se manifesta num simples “eu compreendo”, num simples “melhores dias virão”, “o amanhã será sorridente”, num simples e catedrático “obrigado”, por vezes não sentido. Estas não deixam de ser intervenções bonitas na sua conveniência, mas convencionais no seu valor, onde o único que tira proveito é aquele que as profere, num sentir de que cumpriu a sua parte o que por inerência o faz sentir-se bem consigo próprio. Puro ego.

O verdadeiro sentir manifesta-se na “ação” construtiva, aplicada, alimentada, desenvolvida. Uma ação que não exige um “obrigado”, uma ação abnegada, gratuita na sua forma, saída da mais pura das entranhas do coração, na ação “sentida”.

Seria benéfico para a humanidade, e na linha do que tem vindo a ser construído, que o homem alargasse os seus horizontes e começasse por ser sincero e honesto consigo mesmo, não subestimando nem a inteligência nem a condição do outro, como tem vindo assiduamente a acontecer. Porque o outro enxerga muito mais do que se pode imaginar. As entrelinhas não são invisíveis.

O sentir que aqui se aborda é, então, o “sentir com o coração”, não mais com a mente e tão pouco com o ego. E quando transformar este sentir em ação, não olhe para o lado esperando um elogio, uma recompensa, tenha ela a forma que tiver. Toda a boa intenção da ação desvanecer-se-á. Apenas sinta com os sentidos do coração, transforme, pratique a ação…pura e simplesmente gratuitamente. A vida encarregar-se-á de lhe trazer a compensação".

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos) Rua cândido Reis, nº 411 AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.