O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Existir versus Escolher



É próprio da natureza humana deixar-se assolar com as mais diversas formas de preocupação, em todos os níveis e quadrantes. Se bem que é por si absorvido como sendo natural à sua condição, onde se convence que as preocupações são já um lugar-comum no quotidiano, onde são vividas como já detentoras de lugar cativo, o certo é que a vida tornar-se-ia muito mais saudável e resolúvel com a abstenção deste sentimento.

É claro que o homem tem toda a capacidade de se abstrair de momentos e situações, diga-se, mais instáveis para o seu conforto, e que são próprias da vida. Assim o queira. Há escolhas que determinam as consequências, da mesma forma que há consequências que determinam as escolhas. O excesso de preocupação que, muitas vezes, é dada à vida, até às inerências mais vulgares da mesma, não permite pensar nem agir com clareza de visão e discernimento.

Convenhamos: tudo o que acontece no percurso de cada um deriva da forma e postura que se adota para com a vida. Partindo-se do pressuposto que o homem frequentemente se coloca com um pé na retaguarda, numa atitude defensiva ou, ao contrário, de ataque, tudo o que daí advém é da sua inteira responsabilidade.

Nem todos os momentos da vida decorrem à feição do desejado. Os contratempos estão, de facto, presentes, mas para quê nutrir o sentimento de preocupação se esta não tem o poder de alterar seja o que for? Qual é o ganho? Nenhum. E as perdas? Um sem fim.

Tudo tem conta, peso e medida dentro dos limites do que é razoável. E razoável é dirigir a vida num sentido em que não se deparem com turbulências. Tudo é uma conquista do ser humano, há que lutar por isso, fazendo a parte do trabalho que compete a cada um. Dir-se-á que é uma conquista solitária, porque cada elemento responde apenas por si mesmo. Logo, não queira o homem ver nos outros um exemplo a seguir porque o caminho de cada um é próprio e intransmissível. Não queira ser as pernas dos outros, os pensamentos dos outros, o agir pelos outros, assim como os outros não o podem fazer por si.

A forma como a vida se apresenta para cada um depende totalmente como cada um se coloca frente à vida. Mais uma vez está patente a escolha. Doravante, o estado de preocupação com que o homem pinta a tela da sua vida vai convergir e ditar a sua forma de existir, a sua saúde, a sua doença, as suas decisões. As cores da pintura quem as escolhe é o autor da mesma. Quanto mais viva, mais alegre, otimista a obra é construída, e que se pretende que seja uma obra de arte,  maior é o sucesso  da mesma. Apenas quem se mantiver numa sintonia de cores obscurecidas é que é atraído pelas obras que têm a mesma forma.

Na história da vida, a semelhança é a mesma. Quanto mais otimista, alegre, construtivo for, maiores são os provendos que daí advêm para atrair estados com a mesma conexão. Isto também se coloca ao sentimento de preocupação que nada resolve, ou seja, a este estado de sentimento que não vem acrescentar nada à vida humana.

Em tom de advertência e de lembrança: Quem pinta o mural da sua vida é você mesmo, por isso o tempo é de dar uma lufada de ar fresco, sorrir, guardar o passado no arquivo que lhe compete e viver o momento presente, construindo o caminho do futuro.

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.