O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A Noética do Sentido do Sofrimento


“Certa vez um clínico geral de mais idade veio consultar-me por causa de uma depressão muito profunda. Ele não conseguia superar a perda de sua mulher (…). (…) confrontei-o com a pergunta: “Que teria acontecido se o senhor tivesse falecido primeiro e sua esposa tivesse que lhe sobreviver? “Ah” disse ele “Isso teria sido terrível para ela, ela teria sofrido muito!” Ao que retroquei: “Veja bem, ela foi poupada desse sofrimento e foi o senhor que a poupou dele, mas agora o senhor precisa pagar por isso, sobrevivendo a ela e chorando a sua morte”. O sofrimento de certo modo deixa de ser sofrimento no instante em que encontra um sentido, como o sentido de sacrifício”. Viktor Frankl

Muito é questionado sobre o porquê do sofrimento, sobre qual o sentido na vida que ele tem. O entendimento humano ainda não alcança nem compreende o quanto, muitas e muitas vezes, o sofrimento é precisamente quem traz o sentido à existência. 

Uma vida pautada pela imobilidade das facilidades, da abundância material, do divertimento, diga-se, irresponsável, não traz preenchimento, pelo contrário, a maioria das vezes converge a seu tempo num vazio existencial, na sensação de haver tido tudo e, ao mesmo tempo, não ter conquistado nada. Anos passados, o percurso da vida sai sempre adiante, não espera, não pára. E o que ficou? Uma vida finita e, ao mesmo tempo, inacabada de ser desfrutada e vivenciada em grandeza.

Ao contrário do que qualquer teoria ou pensamento possa divulgar, o “sofrimento em si”, por si só já é detentor de um significado. Toda a forma de sofrimento tem um sentido que, no momento certo, e a partir do instante em que o mesmo é experimentado conscientemente, será revelado. Seja de que forma for. Este sentimento tem o condão de colocar à prova aqueles que por esse estágio passam. 

Se bem que muitos estados de doença derivam de estados sentimentais menos prazerosos, como já se referenciou em capítulos anteriores, e sendo que esses estados também podem culminar em sofrimento, certamente que o ser humano coloca a questão: “Mas então, como cultivar e alimentar a nobreza de sentimentos, de pensamentos, de ações para assim evitar a doença, se esta mesma doença traz consigo o sofrimento  se o próprio sofrimento em si dá um sentido à vida?” A resposta reside na forma como o sofrimento é vivido. 

Este sentido tem a referência de dar a oportunidade ao ser humano de se tornar (ou não, dependendo da aceitação) um “ser” melhor precisamente através do cultivo e do alimento desses mesmos sentimentos e emoções nobres, que lhe trarão ou evitarão situações de doença, ou que lhe trará ou evitará a sua saúde. Porquê? Ao ser compreendida a razão do sofrimento o mesmo automaticamente passa a ser aceite; ao ser aceite sobressai a resiliência; ao sobressair a resiliência, o conceito de sofrimento passa a ter um outro paradigma, e na soma deste ”todo” o sofrimento, embora existindo, deixa de ser vivenciado como tal.

Neste ponto e com a certeza de que esse sentimento está querendo dizer algo, a busca sobre o “quê?” passa também ela a ter um sentido, ou seja, o ser humano tem duas opções relativamente à experimentação do sofrimento: ou não aceita, recusa-se a compreender, e por isso o sofrimento não termina nunca, porque o sofrimento pode gerar sofrimento, conforme se viva, e a forma como tal é recebido determina o estado de saúde mental, emocional, físico, espiritual; a segunda opção prende-se na aceitação e compreensão, como sendo uma experiencia de significado maior. Nesta segunda opção, não há risco de desequilíbrios humanos, porque, nesta fase, reside um ser humano em grande, em cujo estado de vida nada é vivido de forma autómata, mas sim em plena consciência de si, onde os valores mais elevados pulsam, acalentando a dor.

A vida permite a todos quanto a vivem, vislumbrar para além do horizonte das muitas oportunidades que uma vida com sentido presenteia o ser humano.

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.