O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Viver Não Significa Correr


Há momentos em que se manifesta a urgência de abrandar o ritmo no plano de ação da intervenção do homem, no mundo materialmente edificado por si, não obstante as ferramentas que lhe foram facultadas pela entidade superior. O aqui “materialmente” invocado, é aplicado na sua aceção verdadeira da palavra, ou seja, tudo o que é sólido e, ao mesmo tempo, destrutível, é sem dúvida obra da mão humana.

Quando o corpo físico se acusa e suscita uma paragem como pedindo tréguas, advém do facto de não estar a ser atribuída uma saudável serventia ao mesmo. Então, este pede para acalmar. “Estado de calma”, porém, não é o mesmo que estado de inércia. Não se faça confusão.

Como já frisado, a vida segue sempre e em todo o tempo o sentido da frente, é imparável. Já o tempo, bem, esse é uma imposição meramente humana. O tempo está sempre presente, não se move, quem o restringe é o próprio homem que acaba por ser vitimizado pelo tempo, tempo este que, se não se mantiver com o foco de atenção voltado para o “centro de si”, acaba por o aprisionar. E esta é uma resolução que cabe ao seu edificador, ao seu arquiteto, construtor, artista… seja o nome que lhe queira atribuir, resolver.

A vida é uma dádiva superior, divina, sendo da responsabilidade do seu recetor conservá-la da forma que mais lhe aprouver. No entanto, não se pode deixar de alertar que o rumo que cada um decide atribuir-lhe, vai ditar as suas glórias ou inglórias.

Uma das atitudes que, porventura, muito contribuirá para uma vida sadia, é com certeza a calma em que  a mesma é conduzida. Na “calma” impera a saúde em todos os seus quadrantes. Por isso, o estado de calma alberga consigo a lucidez do pensamento, o discernimento na ação, a clareza da audição, a transparência da visão. Ativa todos os sentidos que permitem a subsistência humana, num mundo competitivo, numa sociedade onde já se coloca em causa a amizade e o respeito, num meio já atolado de tanta informação que, em estado de “não calma”, o homem já não é capaz de digerir e, onde simplesmente, já se esqueceu de si.

Neste embarque, a ênfase de o homem ter forçosamente de “pensar em si”, não se refere a um ato de egoísmo da personalidade, isto porque, quando o homem se mantiver focado em si mesmo, consegue adentrar, assim o queira, nas mais profundas entranhas do seu ser. Ao fazê-lo, permite-se a possibilidade de se autoavaliar nas atitudes na vida e para com a vida e, consequentemente, para com os outros.

Neste ponto, pode entrar em ação um processo de mutação de sentidos comportamentais, onde se aresta umas quantas pontas, visando a saúde espiritual, com reflexos na saúde física/psíquica. Ao tomar posse da postura que mais favorecerá a sua existência, todos quantos consigo interagem sairão também eles brindados, pelo que “pensar em si”, dentro deste contexto, jamais será um ato egoísta. Cifra-se que tudo é possibilitado a partir do “estado de calma” com que se rege a vida.

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.