O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

domingo, 12 de agosto de 2012

Manifesta Consciência de “Si”



O legado sobre o qual cada homem deve trabalhar para efeitos de transmissão, é o “sentido da consciência” mais profunda do “ser”.

Importa saber que todas as ações tidas em cada momento, interferem com o TODO da globalidade universal. A fé, tida normalmente como sentido de religiosidade, tem uma amplitude tal que ultrapassa em muito para além desse estigma. No verdadeiro sentido, a fé provém do lado consciente do ser que a apregoa, desse lado que sabe caracterizar, que sabe descrever e fundamentar, mas também de um outro lado sobre o qual não se consegue explicar nem observar.

Contudo, a dificuldade assiste-se em saber distinguir, conscientemente, de que lado da consciência ela provém, em que valores assenta. Dir-se-ia que, de certo modo, inconscientemente o homem adivinha o que a sua consciência pretende transmitir.

Este é um tema (consciência) que tem um pano de fundo que acarreta alguma complexidade de entendimento. Verdadeiramente, o homem sabe que existe, toca-se, pensa. Sabe também que premedita conscientemente muitos de seus feitos na sua existência, constrói, destrói, sob a formulação de ato inconsciente.

Vejamos: este estado de consciência que carece de elucidação, não se refere à dos atos praticados ou não. Refere-se sim à “consciência de si”, do distinguido “proto-si*” mais profundo da essência humana. O ser humano é o único ser racional que faz parte da colossal obra de Deus. É racionalmente inteligente, racionalmente pensador, racionalmente edificante, … Logo, ao que o ser humano tem vindo a aceder ao longo dos tempos, é ao seu lado “consciente” que se encontra mais à superfície do seu ADN. Ainda não conseguiu adentrar nas profundezas mais ocultas da sua constituição, àquele local sagrado onde habita toda a sua real verdade, que o faz permanecer na existência, ou seja, que permite a sua vida.

Sublinha-se aqui, o “inconsciente” tido como o “não sentido”, o lado oposto onde reside a ignorância do conhecimento que visa o alinhamento à sabedoria. Este, não é senão o lado mais cómodo de se assentar. É o lugar onde se convencem não lhe serem pedidas responsabilidades, onde a inconstância do comportamento não merece reflexão. Afinal, é tudo manuseado de forma inconsciente. Há que acordar. Este parafrasear não deixa de ser pura ilusão de ótica dos sentidos.

Todo o “inconsciente” tem verdadeiramente o seu lado “consciente”, logo, não há que se deixar divagar sob os laivos da ingenuidade.

 “Ser Consciente”, traz consigo a responsabilidade de responder por si perante a própria vida, perante as verdadeiras intenções da ação, que se pretende seja coerente e coesa no seu conteúdo de valores mais elevados.

Já se perguntou a razão pela qual, em determinados momentos, é avassaladoramente tomado por multi-sentimentos  e emoções totalmente distintos e vividos num único momento? Tem “consciência” da atividade celular em que seu organismo se encontra nesses momentos? Tem “consciência” de que pode mudar esses estados de sentidos, quando surgem? Tem “consciência” que aqui, neste mesmo ponto, entra a sua “responsabilidade” para com a sua vida e seu bem-estar? E tem “consciência” de que, sejam quais forem os seus sentidos, estes vão interferir com os sentidos dos outros? São muitas questões que se colocam para refletir.

Não se confunda este como sendo um trabalho científico, pelo contrário, este fica bem mais a jusante, onde não há sequer pontos convergentes. No entanto, não se pode deixar de referir que muitos estudos já foram levados à pertinência deste tema. Muitos conceitos já foram formulados numa tentativa de resolução deste, que não deixa de ser um mistério às mãos humanas. Trabalhos científicos que merecem de facto LOUVOR.

Porquanto, é de frisar que a “consciência de si” não é uma ciência que pode ser estudada a partir da racionalidade bioquímica da constituição humana; pelo contrário, é o encontro de “si com o si” que se manifesta na essência do “ser”, na alma e que, por conseguinte, ultrapassa todas as ciências. É diferente em todos os seus contornos.

O lado consciente é o lado que dá voz ao homem, que mede o valor das suas palavras, das suas atitudes, dos seus feitos, e que lhe indica a direção a seguir. Impõe-se, portanto, que o ser humano aprenda a dar mais voz “à sua consciência”, e daí assumir as suas responsabilidades pelas escolhas; em detrimento do “agir inconscientemente”, porque nesta ênfase, a responsabilidade também é do homem.

* “lugar” no qual o organismo procede a uma interligação de representações, inacessível a qualquer observação

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.