O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma Questão de Ética


A moral e os bons costumes são muito apregoados, sem que o real significado dessas palavras seja ostentado na credibilidade de quem as dita.

Toda a moral e a intenção dos bons costumes enferma de erro sempre que se fique pelo campo da intencionalidade e não no campo da ação. Entretanto, a ética engloba tudo isso (moral e bons costumes) e muito mais, pelo que será mais propriamente na base desta atitude que será feito um ligeiro ajuste neste texto.

Quando se diz que “é tudo uma questão de ética”, dever-se-ia crer que “é tudo uma questão de amor”, porque onde existe uma, existe a outra. As crenças morais pelas quais muitos seres humanos têm vindo a deixar-se conduzir, embora por vezes de forma inconsciente, têm vindo a estar aquém do supostamente pretendido. Insere-se de alguma confusão na sua interpretação.

Ser moralmente ético abarca toda uma capacidade e tenacidade de imbuir todos os seus feitos de uma tonalidade amorosa. Este amor, tanto pode ser individual (de si por si), como pode ser pela pessoa amada, ou pelo global ou universal. Importa é o amor contido no propósito e nele aplicado. Em abono da verdade, toda a “ética moral” ou a “ética amorosa”, tem sempre o semblante da capacidade de se estender rumo à compreensão.

A ética não se prende, nem se aprende numa questão de educação escolar. Caracteriza-se pela educação espiritual, para a qual o ser humano se posiciona e se disponibiliza cimentar, num ato de boa vontade para consigo.

Tendo como pano de fundo a questão de “crenças”, estas devem ser evitadas que se enraízem, que se solidifiquem, porque as crenças (e com o respeito que todas merecem) não passam disso mesmo, são invisíveis, não são palpáveis e, por vezes, podem ser impeditivas do discernir em favor da razão e do coração, ou seja, do consciente e do inconsciente.

As crenças, ao se solidificarem, dificilmente o ser humano se permite flexibilizar em torno de um estado de consciência inconsciente que dita a ética moral (ou amorosa), que mais contribuirá para o meio em que vive e para com todos os que desse meio fazem parte integrante.

Ética, consciência e inconsciência, caminham juntas e de mãos dadas. Este “inconsciente” de que se fala, respeita aquele lado mais profundo e inacessível que o ser humano, enquanto ser em essência, tem, ou seja, “o inconsciente espiritual”. Quanto à “consciência”, esta verbaliza-se em favor da razão, da racionalidade, do que está mais à superfície do ADN humano. Com a conjugação destes dois globos (consciência/inconsciência), afigura-se a formatação da ética moral. É nesta que se manifesta as atitudes valorativas e a autenticidade  do respeito íntegro, escrito no anterior capítulo.

Sendo a vida colocada sob o ponto de vista de uma questão de ética, impõe-se dar esse tónus à experiência existencial, não tendo, por isso, que deixar de lado tudo em que acredita, melhor dizendo, as suas crenças, através das quais encontra um sentido para viver, mas permitindo-se, no entanto, deixar sempre uma porta aberta à flexibilidade. Com base nesta, a postura de rigidez até então adotada, tornar-se-á mais maleável; ao tornar-se mais maleável, estará mais apto a, verdadeiramente, aplicar a ética em tudo o que toca, em tudo de majestoso que a atitude por detrás da palavra tem.

Seja feliz, e permita que os outros também o sejam.

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.