O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

sábado, 11 de agosto de 2012

A Vida Sobre Várias Realidades



A evidência empírica de que os mais frágeis (fragilidades tidas por ocorrência de debilidades ou deficiências físicas) são aqueles que mais preparados estão para enfrentar as adversidades, está latente no pulsar das suas atitudes perante a vida e a sua condição.

O potencial de força que estes premiados pela vida têm é tão profundo, que neles não cabe a razão do auto compadecimento. Simplesmente, não o têm de fazer. Para estes, o seu campo de visão vai muito além do imaginável. Traçam suas metas com o comprometimento de as alcançar, não se colocando em qualquer posição de ter de provar algo a alguém, mas a si próprios. São seres humanos que depositam muita fé no que acreditam e, acima de tudo, acreditam em si mesmos.

Bem definido, esta mesma evidência, como em tudo na vida, traz consigo as suas exceções. Aqueles que trazem consigo uma certa deficiência inata, não conhecem outra realidade que não a sua de sempre, tornando-a, por isso, como normal no seu crescimento. Naturalmente assumem o que a lei universal apostou para si. Por norma, não se inferiorizam, no entanto, regra geral, todos estes seres são detentores de uma grandiosa e demonstrada potencialidade de valores. Alimentam o fado em que acreditam, são sensíveis, fortalecem-se, lutam pela vida, não dando azo à revolta, nem à amargura. A “aceitação” faz, desde sempre, parte do seu credo.

Por conseguinte, há aqueles que pelo decurso do seu caminho, deparam-se com algum revés que os coloca desde o formado dito “normal”, para um outro dito “deficiente”, e que, julgando eles, não fazia parte do seu programa existencial.

Cabe esclarecer que estas aqui utilizadas são apenas palavras de distinção de significados, isto porque, perante os olhos da superioridade infinita, não existem os “normais ou deficientes”, mas sim os “todos iguais” na sua composição.

Retomando, numa existência desde o berço tida como detentores de todas as faculdades físicas ou mentais que definem a independência de cada um, e repentinamente, estas mesma faculdades se transformam, a evidência tida como a mais humanamente provável, é que estas pessoas, ao verem-se confrontadas com uma nova realidade vitalícia, se deixem afundar em depressão, em desinteresse, entregam-se à inação do comodismo. No entanto, e surpreendentemente para muitos, são estas mesmas pessoas quem vão ensinar que as reviravoltas com que a vida pode presentear qualquer um, não representam sinónimo de vidas acabadas, pelo contrário, passam a enfrentar essas reviravoltas como desafios a ultrapassar e, para o efeito, vão buscar dentro de si a força de vontade que fará toda a diferença. Estes sim, passam a cultivar e a alimentar com sucesso o sentido da “aceitação”, cujo propósito é passar a viver a vida com um real sentido. Não baixam as armas, lutam. Não se dão tréguas, vencem.

E cabe aqui a menção das referidas exceções. Viver implica arriscar; arriscar implica arrojo; arrojo implica determinação; determinação implica acreditar; acreditar implica aceitar.

Depara-se que todo aquele que “realmente vive”, deve munir-se necessariamente de um bom arsenal de valores, através dos quais passa a timbrar a sua existência. Estes valores têm obrigatoriamente convergência com outros mencionados nos anteriores capítulos desta senda. E, como já foi dito, todos eles necessitam de nutrição, de rega, para que as sementes germinem um estado tão saudável quanto o desejado. Como já referido também, a oferta com que o mundo globalizado atrai o ser humano, e não estando este assente em solo firme, facilmente se deixa envolver numa onda através da qual se esquece que viver implica muito mais para além de…! Esquecem-se de acreditar em si e no valor que têm, enquanto seres humanos que sempre serão.

A evidência, nestes casos, é que jamais as transformações, sejam físicas ou outras, terão o cunho da “aceitação”, o que por si poderá trazer atrás uma fileira de outros sentimentos e emoções em nada salutares e facilitadores em prol da nova condição na qual passam a existir.

Neste âmbito, cabe aos demais tidos por “normais”, apelar ao seu sentido de serviço e empreenderem um caminho de cooperação para com as pessoas que integram o regime das “exceções”, ensinando-os e provando que, apesar de tudo, a vida continua na direção da frente, não para. Carece então de lhes indicar um novo horizonte para o qual poderão voltar a olhar como sendo o ponto de referência com que determinarão a sua vontade de viver.

Na Soluções Plus, encontrará Logocoaching para promover uma melhor gestão existencial.

Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos),
Rua Cândido Reis, nº 411, AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.