O Logocoaching consiste em colaborar com os indivíduos para encontrarem o sentido de suas existências. É importante perceber que podemos mudar de sentido e propósito, de uma atitude nefasta para uma força da decisão positiva. O médico psiquiatra Dr. Frankl afirmava que para se encarar a vida de maneira resiliente é preciso ter consciência lúcida de que a vida tem um sentido em quaisquer circunstâncias, e que temos a capacidade de encontrar esse sentido dentro de nós.Podemos erguer-nos das dificuldades, das enfermidades, do vício, da tristeza, do vazio e dos golpes do destino, se pudermos extrair da nossa dimensão noética, Sentido, Satisfação, Resiliência e Engagement (vigor, esforço, dedicação e energia) para a nossa existência.

O objetivo do Logocoaching é proporcionar aos indivíduos um passo em frente, quer seu sofrimento provenha de desajustamentos nas suas relações humanas, problemas com o trabalho, doença, quer pela morte de um ente querido, quer por dificuldades auto impostas ou a dependência de álcool e drogas. Não é o homem que dá sentido à sua vida, mas sim, a vida que a todo o momento nos cobra o seu sentido de beleza mais profundo. O Logocoaching através de seus métodos e assunções, conduz-lhe a respostas profícuas de ordem existencial mais fluidas e agradáveis.

Na Soluções Plus, afirmamos que todos os indivíduos são excepcionais, no entanto na trajetória da vida surgem situações que se tornam singulares e solicitam um sentido (significado) para completar, disponibilidade e oportunidade para agir. Isto pode ser conseguido através da construção de sentido e do propósito com que pensamos, falamos e sentimos, como também através das atitudes corajosas que assumimos diante dos acontecimentos, mesmo os caóticos. O Logocoaching afirma que o sentido da vida existe, de forma incondicional, e o que nós devemos fazer é redescobri-lo. Da mesma maneira, devemos volver a nossa vida em todas as direções até encontrar o sentido maior. Este sentido não nos pode ser dado pela sociedade ou pelos nossos pais. O psiquiatra não pode prescrevê-lo como se fosse uma panaceia universal. Na Soluções Plus pode encontrar e reescrever as respostas significativas à sua situação, mas compete-lhe descobrir o que lhe é significativo, sendo o papel do Logocoaching contribuir para essa descoberta.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Universalidade do Homem



"Este é o primeiro dia de uma nova jornada, desta feita, a partir do outro lado da vida, onde o conhecimento é adquirido por meio de um aprendizado contínuo. E, como todos os conhecimentos, este também não é para ficar guardado numa caixinha de pandora da qual se esconde a chave para que ninguém possa aceder O conhecimento construtivo, tenha a vertente que tiver, é para ser transmitido, divulgado, ensinado. Só assim o homem evolui.

E o que é a jornada humana senão uma tentativa de evolução imutável? Assim é o propósito da existência. É desígnio desta escrita, que se pretende simples e humilde, ajudar o ser humano, na sua condição, como tal, a encontrar aquelas respostas que, como eu digo sempre, já habitam dentro de si. 

O espírito na forma humana é detentor de tudo o que o “ser” físico necessita para não passar pela vida simplesmente deambulando.Convido a todos a perscrutarem no mais íntimo do seu ser, permitindo-se conhecer, assumindo suas ditas virtudes e defeitos auto catalogados, assumindo as responsabilidades pelo que são e pelo que fazem, sem julgamentos auto impostos, sem auto crítica. Apenas observando silenciosamente o seu mundo interior. Quando conseguir vislumbrar aqui e além um ponto, por mais ínfimo que seja, e por mais que não gostem do que vêem, aí a esperança da essência começa a florescer. Está  conhecendo-se.

Quando se fala em esperança não se refere ao intangível materialmente, ao que os sonhos mais recônditos acalentam de palpável.Quando se fala em esperança, quer dizer a esperança do espirito, a esperança que alimenta o mais divino que o “ser” tem. É aquele vestígio de que, agora sim, o coração começa a desabrochar e onde a partir do momento tudo ao redor se ilumina. A partir do instante em que a luz já brota no interior de cada um, há que estar aberto a recebê-la, permitir-se expandi-la e se permitir-se seguir esse foco de luz. Não há que temer o desconhecido, porque esse apenas existe na mente física. O momento é o presente, não mais o ontem nem o amanhã. Aquilo a que por norma é catalogado de “desconhecido”, é apenas o resultado  de uma construção mental feita no presente antevendo, porém sem sucesso, o que poderá ser o futuro. Nesta construção reside o temível desconhecido.

Ao centrar-se neste paradigma, desperdiçando uma boa dose de energia, supondo, calculando, projetando, o momento em que o homem “É” realmente, o agora, o presente, vai-se esvanecendo, e aí, mais uma vez, é desperdiçada mais uma das muitas oportunidades com que constantemente o ser é presenteado, visando a sua evolução, a serenidade, a saúde. 

A partir do instante em que a insatisfação se instala, a partir do instante que o mundo  interior, onde estão as respostas, se fecha para o mundo exterior, o homem tende a construir a dita “infelicidade”, remetendo-se para um estado revolto, tal um redemoinho de águas que gira em torno de si mesmo, não indo a lado algum, acabando por se afundar. O mau estar se instala, tudo começa a parecer não fazer mais sentido, o mundo se desmorono ao redor, o lamento ocupa lugar, o julgamento faz-se presente, e a doença acontece. Num dado momento da vida de cada elemento que constitui a humanidade, o questionamento sobre o porquê existirem; o porquê das coisas acontecerem desta ou daquela forma; o porquê de ser assim ou de não ser assim …, uma infinidade de questões povoam as mais ingénuas, inocentes, simples, humildes, arrogantes, inteligentes… mentalidades.

Um exercício diário pode ser implementado na rotina de cada um, numa simplicidade de intervenção: “Hoje vou olhar de frente para com quem cruzar o meu caminho. Olhar no rosto, nos olhos”. É um exercício simples. Não ocupa espaço nem tempo. E quando olhar com olhos de ver realmente, verá o quão surpreendente é constatar que afinal aquele homem, mulher, criança tem a dor, o sofrimento, o desânimo estampado no rosto e no olhar perdido. Desta feita, “quão grandes poderão ser os meus desalentos comparados com os do vizinho do lado?” Com que frequência já perguntou ao companheiro do lado, conhecido ou desconhecido se precisa de ajuda? Esta pretende ser uma mensagem de Amor. Amor Universal que só depende de cada um fazer a sua pequena parte. Verão que a vida se torna mais acolhedora, esta mesma vida que cada um constrói para si e por inerência para o outro".


Contactos
Av. da República, 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.GAIA
Campo 25 de Abril, 282 1º andar, sala 9, 4750-127 BARCELOS
Gabinete Atendimento Médico (empreendimento Mistério dos Sonhos) Rua cândido Reis, nº 411 AMARANTE
Tel.: 220 144 606 / Tlm.: 919 879 957
saudeclinic@gmail.com
soluções-plus.webnode.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.